Verão 2018: calçados ganham personalidade e DNA próprio

Publicado em de de

17O conforto e a praticidade são duas qualidades indispensáveis hoje no momento de projetar um novo sapato. Considerado uma das peças mais queridas entre as mulheres, o calçado é um item dos tempos das cavernas, literalmente. Seguindo aos contos de fadas, uma das histórias mais clássicas já traduzia o protagonismo desse acessório, a Cinderela. Os sapatos têm um propósito que vai além de uma paixão pela estética. Como diria Oscar de la Renta, a moda não é só apenas na passarela, a moda completa o que foi designado quando alcança as ruas.

Eles podem traduzir a personalidade de quem está vestindo, dando sinais não verbais e construindo uma primeira impressão a metros de distância de alguém. Essa conclusão refere-se ao estudo “Shoes as a source of first impression” (Sapatos como uma fonte de primeira impressão) feito pela Universidade do Kansas. Além disso, outro resultado chamou atenção dos pesquisadores: 90% das características pessoais podem ser identificadas por meio de uma análise do estilo, do preço, da cor e da condição do sapato.

Scarpin, rasteirinha, peep toe, tênis, sandália, são diversos modelos que criam uma mensagem de individualidade do usuário. Devido a isso, a escolha depende de diferentes fatores, incluindo padrões, cores e texturas. Por essa razão também, as tendências são uma forte inspiração dos amantes da moda. E, para o verão de 2018, o brilho vai continuar iluminando as ruas, a riqueza dos detalhes em pedrarias ganhará ainda mais destaque.

Intensidade e originalidade são as palavras-chaves para a estação mais quente do ano. A sandália será aquela peça que não poderá faltar no guarda-roupa, acompanhada por solados tecnológicos, plataformas e enfeites. O minimalismo está em baixa, dando lugar às estampas marcantes e cores vivas do tropicalismo brasileiro desde o tênis colorido até o chinelo babuche ou mule. E a Pantone ainda não revelou o tom de 2018, mas considerou algumas previsões de paletas. Seguem:

Verdure – tem inspiração na natureza, simbolizando bem-estar e saúde.

Discretion – a leveza é a tradução para essa paleta, sendo o rosa uma das apostas para 2018.

Playful –  só diversão e alegria. Essa paleta tem tons em amarelo, verde e azul.

Resourceful – contrastes, são cores quentes e frias juntas.

Intricacy – com tons em marrom, cinza e preto, ganha um toque metálico.

Far-fetched – essa paleta abraça culturas diferentes com cores terrosas e quentes.

Tech-nique – são tons perolizados como azul, turquesa e roxo.

Intensity – são tons mais fechados, dando um sensação de drama como vinho, dourado e laranja.


Use a criatividade e ouse nas cores, sem medo!

Juliane Guez

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.