Mindfulness: conecta a sua produtividade ao propósito da sua empresa

Publicado em de de

Você deseja ter mais produtividade no trabalho? E ainda diminuir o estresse do dia a dia? Uma técnica de meditação chamada mindfulness vem sendo uma aliada dos empreendedores nesse sentido, pois pode proporcionar mais concentração, bem-estar, intuição, tranquilidade e equilíbrio emocional e físico para viver as pressões da rotina.

E o melhor de tudo: qualquer um pode praticar e, desmistificando a meditação, não exige que você esteja em posição de lótus, ou seja, permite que seja exercida em qualquer lugar. Traduzindo o conceito de mindfulness, pode-se dizer que conecta você no presente, ou seja, desenvolvendo atenção plena. Pensando na vida de um empresário, onde cada detalhe é fundamental para o negócio, então, quanto mais presente e disposto, mais eficaz e eficiente tende a ser o resultado.

Ainda é recente a chegada do mindfulness no Brasil, mas já está construindo muitos adeptos no mundo corporativo por ter muitos benefícios à saúde. Estar atento aos pensamentos, ao corpo e às emoções traz autoconhecimento e percepção de quem somos. E o fato de sabermos mais sobre as próprias habilidades, pode libertar o potencial que, muitas vezes, está no modo silencioso. É como se agora você pudesse dizer que está consciente e no volante da sua vida e de quem você é.

São diferentes técnicas que têm como propósito aumentar o foco e acalmar a mente. É o momento de fechar os olhos, ficar numa posição confortável e buscar na respiração uma âncora para atenção plena. Ou, ainda, outro exercício é prestar atenção nos pensamentos. São 15, 20 minutos ou o tempo que estiver disponível que garante um dia de trabalho mais prolífero, além de melhorar o relacionamento com as pessoas à sua volta. Se até mesmo Steve Jobs meditava, eis o momento de repensar a importância disso. Apenas três palavras: foco, foco e foco.

Juliane Guez

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.