Florianópolis: a ilha da magia

Publicado em de de

Já pensou em acordar com a vista da sua janela para o mar na apaixonante “Floripa”? A ideia de viver na praia vem conquistando cada dia mais adeptos por proporcionar mais qualidade de vida. Segundo um estudo realizado pelo jornal europeu, Health & Place, morar perto do litoral faz bem para a saúde. A pesquisa apontou que os índices de estresse são mais baixos independente da faixa etária, do sexo e do nível social, sendo consideradas pessoas mais felizes.

O som do mar motiva o nosso bem-estar. Segundo uma pesquisa, feita pela Universidade de Exeter da Inglaterra, é como uma música que ativa o córtex pré-frontal do cérebro que é responsável pelas emoções. Assim, a capacidade de autoconhecimento ganha uma dimensão maior, pois acontece o seguinte o processo interno: os íons negativos gerados pelas ondas causam alterações moleculares que dão mais sensação de tranquilidade.

Esse paraíso catarinense deixou de ser apenas um sonho, mas já se tornou a realidade de cerca de 500 mil habitantes, proporcionando uma sensação de caminhar de mãos dadas com a natureza. A capital de Santa Catarina, no sul do Brasil, está entre as primeiras colocadas no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como um lugar bom para viver. São cerca de 100 praias espalhadas pela Ilha da Magia, um apelido carinhoso que vem da sua tradicional cultura folclórica. Florianópolis impressiona pela sua beleza em todos os sentidos, ecológica, monumental, etc.

Tempo climático

O período de férias já está chegando e, mesmo para aqueles que só entram em contato com a praia nessa época do ano, é muito importante saber o que levar na mala. “Floripa” tem uma característica marcante da cidade que é conhecida como o evento “suli” com fortes rajadas. Já o restante do ano tem as estações bem definidas, sendo o verão quente e úmido; o outono com oscilação de temperatura pela manhã e à tarde; o inverno chega a 10 graus, considerado seco e frio; e, na primavera, a chuva é mais intensa.

Culinária

Pensando na gastronomia da cidade, pode-se dizer que tem uma enorme influência da Ilha dos Açores, em Portugal. Muitos aromas e sabores que traduzem o cenário litorâneo, principalmente frutos do mar.

Roteiro Cultural

Um dos pontos mais fortes da cidade é o universo da cultura, incluindo artesanato (canoa de um pau só, renda de vidro, cerâmica, redes de pesca), feiras, museus, eventos, entre outros tantos passeios turísticos como esportes radicais.

Aproveite cada segundo desse incrível lugar!

Juliane Guez

 

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.